Nessa quarta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Ricardo Lopes participou de reunião online para discutir a formalização da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para a implementação do SP Mulher. Por já possuir uma estrutura de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, Socorro foi escolhida para ser a primeira cidade do estado a implementar o SP Mulher.

Além do prefeito, participaram da reunião a delegada de polícia coordenadora da DDM, Deinter 2 – Campinas, Dra. Maria Helena Taranto Joia; a defensora pública vinculada à Secretaria de Segurança e servidora da Secretaria de Direitos Humanos, Dra. Fabiana Botelho Zapata; a delegada de polícia e professora da Academia de Polícia, atuante no combate à violência doméstica e familiar, Dra. Milena Massuco Suegama; a delegada de polícia titular da Delegacia de Socorro, Dra. Leise Silva Neves e o major PM Rodrigo Garcia Vilardi.

O projeto tem como premissa a integração dos serviços de atendimento, construindo uma cadeia de apoio eficiente, evitando exposição desnecessária e garantindo o máximo de suporte de forma rápida e eficaz às mulheres.

O prefeito Ricardo Lopes comenta que “a escolha de Socorro para ser a pioneira no projeto se deve à cidade já possuir uma rede de apoio a mulheres vítimas de violência. A ideia é regulamentar e formalizar esses serviços, integrando todas as iniciativas existentes e adequando o projeto à realidade do município”.

Como em Socorro já existe legislação que autorize a execução de iniciativas em conjunto entre o município e o Estado, as próximas etapas consistem na análise da minuta do SP Mulher, contando com a previsão de uma comissão para ajustes e acompanhamentos necessários até a implementação do programa.