“Socorro mostra sua cultura 2023” homenageia Rolando Boldrin no sábado, 28/01

Valorizar e preservar a cultura caipira. Esse é um dos principais objetivos da 14ª edição do “Socorro mostra sua cultura”, evento realizado anualmente pelo Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Comupc) e da Secretaria de Cultura de Socorro. A edição de 2023 será neste sábado, 28 de janeiro, às 20h30, no Teatro do Centro Cultural de Socorro — Rua XV de Novembro, 210, Centro. A entrada é gratuita.

Neste ano, o evento faz uma homenagem ao ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin, que nos deixou em 2022, aos 86 anos. Se apresentam os alunos do projeto e convidados especiais. Também haverá exposição dos trabalhos de artesãos socorrenses.

Para o maestro da Orquestra Morena da Fronteira, Ângelo Adriano Corrêa Pinto, a importância de Rolando Boldrin vai além da viola e do mundo caipira. “Ele era uma pessoa que defendia a cultura regional brasileira, de norte a sul do país. No cenário caipira, os causos e histórias dele foram muito marcantes, além de composições importantes, como ‘Vide, vida marvada’ e ‘Eu, a viola e Deus’”.

O Grupo Morena da Fronteira, fundado na cidade de Socorro, em 2004, desenvolve atividades sociais, levando as crianças ao contato com a música raiz. Atualmente, entre músicos e alunos, cerca de 45 pessoas participam do projeto. Para apresentar o resultado das ações da orquestra e integrar manifestações culturais da cidade é que foi criado o “Socorro mostra sua cultura”.

Nesta 14ª edição, o Morena da Fronteira recebe, como convidados especiais, o Grupo Encantos da Viola, de Serra Negra; e a produtora Cleide Toledo, do programa Senhor Brasil, que era apresentado por Rolando Boldrin. Também participam Giu Macedo, da Cia. Ciranda Mágica de Teatro; e Mario Gabriel e Z Wolf, da Cia. de Teatro Mundo Mágico de Munhoz.