Pular para o conteúdo

Socorro participa de Missão de Cooperação Técnica e do 3º Unique Summit, em Portugal

Nas últimas semanas, Socorro participou de uma agenda intensa de compromissos na Missão de Cooperação Técnica em Portugal, através do Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade.

O Projeto InovaJuntos é coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros – CNM e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, financiado pela Comissão Europeia, em conformidade com o previsto no programa de apoio às Ações Externas da União Europeia e visa a cooperação e implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis no Brasil, em outros países da América Latina e em Portugal.

A iniciativa acompanha as tendências mundiais da sociedade e da economia, ao impulsionar três temas relevantes às agendas econômicas e ambientais: a inovação, a sustentabilidade e a colaboração entre setores.

A participação de Socorro nesse projeto se dá a partir de um eixo fundamental: Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação. Princípios subjacentes ao Projeto InovaJuntos são a boa governança, a participação cidadã, a não discriminação e igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental.

A missão é parte das atividades previstas pelo projeto, dando continuidade à Missão de Cooperação realizada no Brasil, em maio de 2022, e tem como objetivo aprofundar contatos entre as pessoas e instituições participantes, com vistas à visibilidade de suas práticas, ao intercâmbio de saberes e soluções inovadoras para desafios vivenciados pelos municípios portugueses e brasileiros.

O convite à missão foi feito à secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro Nunes, e à chefe de Turismo, Maria de Fátima Fongaro, inclusos todos os custos de deslocamento internacional, hospedagem, transporte nacional e alimentação de cada um dos participantes.

A programação foi composta por atividades institucionais de intercâmbio e cooperação e por visitas técnicas. O encontro inicial foi em Lisboa e, em seguida, as integrantes foram conhecer práticas dos municípios do interior do país, como Guimarães, Maia e Oeiras e, por fim, em Coimbra, onde houve intercâmbio dos resultados das visitas e avanço na construção dos Termos de Cooperação entre as iniciativas do projeto.

Participaram da missão 84 pessoas de 20 municípios brasileiros e 12 portugueses. No último dia, Socorro assinou acordos de cooperação técnica e termos de intenção com três municípios portugueses – Guimarães, Arouca e Região do Algarve -, e um brasileiro – São Bento do Sul/SC. Esses acordos preveem a transferência de tecnologia a favor do turismo, por meio da inteligência artificial.

“Iniciaremos um grande passo para nosso município por meio dessas cooperações. São projetos que começaram há 15, 20 anos e já passaram por testes, experiências, erros e acertos que serão muito úteis quando adaptados à nossa realidade”, comenta Ana Paula Monteiro Nunes, Secretaria Municipal de Turismo.

Unique Summit Braga

Logo após a Missão de Cooperação Técnica Internacional, Socorro foi convidada a participar do 3º Unique Summit Braga.

O Unique Summit reuniu cidades do mundo inteiro que incentivam ecossistemas empresariais, promovendo conexões entre gestores públicos, Startups e investidores potenciais. A meta principal é conectar a inovação, ou seja: incentivar a criação de ecossistemas de inovação entre cidades de pequeno e médio e pequeno, ao permitir articulações entre elas.

A participação de Socorro, juntamente com outros municípios brasileiros, dá continuidade ao processo de aprendizagem, permitindo aos gestores públicos conhecer o ambiente de inovação e negócios que podem alavancar iniciativas locais de desenvolvimento territorial. As cidades também tiveram contato com metodologia da Startup Cities para desenvolvimento local e avanço na percepção de como os municípios podem ser embaixadores de novos negócios territoriais.

“Representar Socorro num evento como esse, apresentando nossa cidade e todo nosso potencial turístico para o mundo, é uma experiência muito gratificante. Isso é fruto do trabalho que nosso prefeito e nossa gestão têm realizado. Mostramos nosso turismo e nossa cidade paro o mundo, entendendo que é necessário agir num mundo globalizado. Pensar globalmente, agindo localmente”, comenta a secretária de Turismo de Socorro, Ana Paula Monteiro Nunes.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.