Socorro participa de Missão de Cooperação Técnica e do 3º Unique Summit, em Portugal

Nas últimas semanas, Socorro participou de uma agenda intensa de compromissos na Missão de Cooperação Técnica em Portugal, através do Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade.

O Projeto InovaJuntos é coordenado pela Confederação Nacional de Municípios Brasileiros – CNM e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, financiado pela Comissão Europeia, em conformidade com o previsto no programa de apoio às Ações Externas da União Europeia e visa a cooperação e implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis no Brasil, em outros países da América Latina e em Portugal.

A iniciativa acompanha as tendências mundiais da sociedade e da economia, ao impulsionar três temas relevantes às agendas econômicas e ambientais: a inovação, a sustentabilidade e a colaboração entre setores.

A participação de Socorro nesse projeto se dá a partir de um eixo fundamental: Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação. Princípios subjacentes ao Projeto InovaJuntos são a boa governança, a participação cidadã, a não discriminação e igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental.

A missão é parte das atividades previstas pelo projeto, dando continuidade à Missão de Cooperação realizada no Brasil, em maio de 2022, e tem como objetivo aprofundar contatos entre as pessoas e instituições participantes, com vistas à visibilidade de suas práticas, ao intercâmbio de saberes e soluções inovadoras para desafios vivenciados pelos municípios portugueses e brasileiros.

O convite à missão foi feito à secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro Nunes, e à chefe de Turismo, Maria de Fátima Fongaro, inclusos todos os custos de deslocamento internacional, hospedagem, transporte nacional e alimentação de cada um dos participantes.

A programação foi composta por atividades institucionais de intercâmbio e cooperação e por visitas técnicas. O encontro inicial foi em Lisboa e, em seguida, as integrantes foram conhecer práticas dos municípios do interior do país, como Guimarães, Maia e Oeiras e, por fim, em Coimbra, onde houve intercâmbio dos resultados das visitas e avanço na construção dos Termos de Cooperação entre as iniciativas do projeto.

Participaram da missão 84 pessoas de 20 municípios brasileiros e 12 portugueses. No último dia, Socorro assinou acordos de cooperação técnica e termos de intenção com três municípios portugueses – Guimarães, Arouca e Região do Algarve -, e um brasileiro – São Bento do Sul/SC. Esses acordos preveem a transferência de tecnologia a favor do turismo, por meio da inteligência artificial.

“Iniciaremos um grande passo para nosso município por meio dessas cooperações. São projetos que começaram há 15, 20 anos e já passaram por testes, experiências, erros e acertos que serão muito úteis quando adaptados à nossa realidade”, comenta Ana Paula Monteiro Nunes, Secretaria Municipal de Turismo.

Unique Summit Braga

Logo após a Missão de Cooperação Técnica Internacional, Socorro foi convidada a participar do 3º Unique Summit Braga.

O Unique Summit reuniu cidades do mundo inteiro que incentivam ecossistemas empresariais, promovendo conexões entre gestores públicos, Startups e investidores potenciais. A meta principal é conectar a inovação, ou seja: incentivar a criação de ecossistemas de inovação entre cidades de pequeno e médio e pequeno, ao permitir articulações entre elas.

A participação de Socorro, juntamente com outros municípios brasileiros, dá continuidade ao processo de aprendizagem, permitindo aos gestores públicos conhecer o ambiente de inovação e negócios que podem alavancar iniciativas locais de desenvolvimento territorial. As cidades também tiveram contato com metodologia da Startup Cities para desenvolvimento local e avanço na percepção de como os municípios podem ser embaixadores de novos negócios territoriais.

“Representar Socorro num evento como esse, apresentando nossa cidade e todo nosso potencial turístico para o mundo, é uma experiência muito gratificante. Isso é fruto do trabalho que nosso prefeito e nossa gestão têm realizado. Mostramos nosso turismo e nossa cidade paro o mundo, entendendo que é necessário agir num mundo globalizado. Pensar globalmente, agindo localmente”, comenta a secretária de Turismo de Socorro, Ana Paula Monteiro Nunes.