Socorro realiza campanha de doação de sangue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro apoia, ao lado da Associação Comercial e Empresarial – ACE, e da Santa Casa de Socorro, a realização de uma campanha de doação de sangue. Organizada pelo grupo de ciclistas SevenBikers Socorro e pelo projeto Irmãos de Sangue, a iniciativa busca criar uma rede solidária para fortalecer o banco de sangue do Hospital Universitário São Francisco de Assis, o HUSF, de Bragança Paulista (SP), que atende a toda a nossa região.

O pré-cadastro dos interessados em doar deve ser feito pelo WhatsApp (19) 99615-9423. As coletas vão acontecer nos dias 28 de janeiro, 25 de fevereiro e 17 de março, no próprio HUSF. A Prefeitura de Socorro transportará os doadores, além de fornecer a estrutura necessária para realização da campanha.

A ACE, por sua vez, oferece incentivos aos que se cadastrarem como doadores constantes. Ao participar do projeto, o voluntário recebe uma carteirinha com validade de oito meses e pode usufruir de descontos de 5 a 50% em comércios e estabelecimentos de Socorro.

Para doar, a pessoa deve atender os seguintes requisitos:

• Ter no mínimo 52kg;
  • Ter realizado a primeira doação de sangue até os 59 anos;
  • Não ter apresentado gripe ou resfriado nos últimos 15 dias;
  • Não ter feito maquiagem definitiva, tatuagem e piercing nos últimos 12 meses;
  • Caso tenha piercing oral ou genital, só poderá doar 12 meses após a retirada;
  • Ter no mínimo 16 anos (com autorização, em caso de menores);
  • Após microcirurgias ou cirurgias, deve-se aguardar de 4 a 6 meses;
  • Não ter feito cirurgia bariátrica;
  • Após vacinação, aguardar de 48 horas a 6 meses, dependendo da vacina;
  • Não ter comportamento de risco e nem ser usuário de entorpecentes;
  • Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
  • Não ter diabetes, colesterol alto ou doenças infectocontagiosas;
  • Não ter doenças ou variáveis;
  • Pós-parto, aguardar 12 meses;
  • Não usar medicamento contínuo.

Requisitos para o dia da doação:

• Levar documento de identificação com foto;
  • Não estar em jejum;
  • Tomar bastante água;
  • Não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação;
  • Ingerir alimentos saudáveis tanto na noite anterior quando na manhã de doação;
  • Dormir no mínimo 8 horas antes da doação.