Socorro realiza Maratona de Startups e desponta como polo de empreendedorismo e inovação do interior paulista

Destacada como o portal da região do Circuito das Águas e um dos principais pontos turísticos do interior de São Paulo, a cidade de Socorro tem fomentado o empreendedorismo em sua população, através de programas de capacitação em ambiente escolar e eventos que estimulam o impulsionamento da inovação empresarial. Na mais recente iniciativa com esse propósito, a Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE Socorro) reuniu representantes dos poderes público e privado para o Painel Empreende Socorro, uma roda de conversa sobre a importância da valorização dos jovens no mercado empreendedor, que contou com a presença do prefeito Ricardo Lopes, da secretária de turismo Ana Paula Monteiro, da presidente da ACE Socorro Maria Isabel Lopes e dos empresários João Barboza e Heber Sales.

Ao longo do evento, realizado em 17 de março na sede da ACE Socorro, o público pôde conhecer projetos de apoio ao desenvolvimento da cidade, como a recente conquista da certificação Cittaslow, a qual evidencia Socorro como o primeiro lugar do Brasil a ser reconhecido internacionalmente por seus investimentos na melhoria da qualidade de vida da população, na preservação da natureza e na proteção do patrimônio cultural. A titulação é produto do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Socorro, a sociedade civil, as empresas da região e a consultoria Unipool Inovação. Com essa certificação, Socorro passa a integrar uma rede intercontinental de cidades com as mesmas características e desempenha o papel de embaixadora Cittaslow no Brasil.

Além de conhecer os bastidores da conquista do mais novo título da cidade, os presentes no Painel Empreende Socorro puderam prestigiar o lançamento da 2º Maratona de Startups, projeto que visa impulsionar a inovação, a revelação de talentos e a geração de novos negócios. Na oportunidade, a estudante Rhayssa de Oliveira Rangel, vencedora da 1ª Maratona, apresentou um pitch do seu negócio e foi premiada. Em sua fala, Rhayssa destacou que a motivação que ela tem recebido, a partir do exemplo dos empresários João Barboza, Maria Isabel Lopes e Heber Sales, e do apoio financeiro da patrocinadora da Maratona, a empresa 1A99, fazem com que ela sinta que pode chegar ao topo do mundo. Além de receber a premiação em dinheiro, Rhayssa ganhou um ano de assinatura do clube de jovens empresários, Conexão de Valor.

A ideia da estudante foi elaborada a partir do retorno das aulas presenciais em sistema híbrido, no segundo semestre de 2021, quando ela e outros alunos do ensino médio da Escola Estadual Narciso Pieroni tiveram a oportunidade de participar da primeira edição da Maratona de Startups. Ao longo de quatro semanas, os estudantes receberam capacitações sobre processos que integram o universo do empreendedorismo, para que pudessem elaborar projetos empresariais. No final das atividades, um grupo de empresários locais decidiu apoiar a iniciativa, investindo em premiações em dinheiro para impulsionar os melhores modelos de negócios apresentados. Segundo Heber Sales, criador da Maratona de Startups, atualmente a tecnologia tem alterado a relação dos jovens com o conhecimento, tendo em vista que o espaço escolar deixou de ser o único local detentor do conhecimento. Heber ressalta ainda que, em seu ponto de vista, o principal papel da escola e dos educadores, hoje, é despertar talentos para um projeto de vida que os motive a estudar e a construir uma carreira.

Os investimentos na melhoria da qualidade de vida da população e na capacitação do ambiente empreendedor de Socorro se inserem em um contexto nacional em que o número de empreendedores cresce cerca de 10% ao ano e, em contrapartida, mais de 10 milhões de brasileiros tiveram que abandonar seus empreendimentos no último biênio, muitas vezes por problemas decorrentes da falta de conhecimento sobre as dinâmicas do mercado. A união do poder público ao poder privado para incentivar o desenvolvimento criativo dos jovens, cumpre o papel de posicionar Socorro como um polo de empreendedorismo na região. “Pesquisas recentes demonstram que quem vive em Socorro não precisa sair para buscar emprego em outros locais, e nós queremos melhorar essa situação ainda mais, para manter talentos jovens aqui e criar um ambiente empresarial mais forte e saudável na cidade” ressalta o prefeito Ricardo Lopes.

Mais sobre a Maratona de Startups

A Maratona de Startups foi criada pela Unipool Inovação para conectar jovens e adolescentes ao mundo dos negócios por meio de experiências práticas e divertidas. Ao longo da Maratona, os estudantes aprendem por meio de lições em formatos breves e interativos. Nas oficinas e lives realizadas, as equipes são auxiliadas nos processos de desenvolvimento de seus projetos e, nos pitch days, elas podem apresentá-los para empresas e investidores. Para saber mais acesse: http://www.maratonadestartups.com.br/startinsocorrosp