A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde concluíram a primeira etapa da nebulização pesada contra o mosquito Aedes aegypti com o uso do fumacê, nas zonas urbana e rural. A próxima etapa deste tipo de nebulização, que visa eliminar o mosquito na fase adulta, está prevista para iniciar no próximo dia 20 de maio, com o calendário de bairros e horários ainda a ser definido.
As ações de conscientização e a verificação de denúncias de locais onde possam haver criadouros do mosquito seguem sendo desenvolvidas pela Vigilância em Saúde em parceria com outros departamentos da prefeitura.
O município também recebeu um lote de vacinas contra a dengue e já definiu as primeiras datas e grupos prioritários, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A vacina protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença, e o esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação.
A vacinação contra a dengue começa na próxima quarta-feira (15), nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório. O atendimento é das 8h às 15h. O público alvo dessa campanha são primeiramente crianças de 10 e 11 anos. Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão da criança. As atualizações sobre a liberação de doses para as demais faixas etárias serão comunicadas em breve.
Até esta quinta-feira, 09, Socorro havia registrado 3050 notificações de dengue, 1023 casos confirmados, 178 descartados e três mortes suspeitas.
Febre Amarela
Sobre os casos de febre amarela registrados na região, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde seguem realizando os protocolos de acordo com as diretrizes determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Agentes de controle de endemia do estado cumprem protocolo na região, capturando amostras dos mosquitos transmissores com o uso de armadilhas alocadas no entorno dos locais onde houve registro da doença, para posterior análise sobre a presença da arbovirose nos insetos capturados.
Na última sexta-feira, 03, houve um mutirão de vacinação contra a febre amarela no Jaboticabal, bairro vizinho a região onde foi registrada uma vítima da doença na cidade de Águas de Lindóia. A imunização também segue disponível em todas as unidades de saúde do município onde há salas de vacinação. Podem se vacinar crianças a partir dos 9 meses de idade, e adultos até 60 anos.
Em caso de dúvidas sobre a vacinação, outras ações ou denúncias, basta ligar para a Vigilâncias em Saúde no telefone (19) 3855-9693.