Socorro recebe espetáculo circense gratuito na Praça da Matriz, neste sábado (04/06)

Protagonizada pelos palhaços Tico, Garcinha e Polenta, montagem gratuita será encenada neste sábado (4/6), às 20h30, no Coreto da Praça Coronel Olímpio Gonçalves, em Socorro (SP)

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Dou-lhe três palhaços dispostos a oferecerem gracejos, galhofas e musicalidade em dose tripla. Como? Por meio da apresentação do espetáculo circense RisoShow, da premiada companhia MB Circo, em cartaz neste sábado (4/6), às 20h30, no Coreto da Praça Coronel Olímpio Gonçalves (Praça da Matriz), em Socorro (SP). Com classificação livre, a apresentação é gratuita e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Socorro.

Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do edital Expresso Direto – Circo, a temporada de RisoShow, que já desembarcou em Tuiuti (SP), também passará por Pinhalzinho (SP). Detalhe: todas as apresentações contarão com intérprete de Libras.

Sob a colaboração artística de Thiago Salles, o Palhaço Jerônimo, RisoShow convida à cena um trio pra lá irreverente: Tico (Bruno Peruzzi), Polenta (Danieli Maimoni) e Garcinha (Franco Garcia). E o que eles vão fazer nesse picadeiro de tão especial? Misturar duas artes de grande potência do universo circense: palhaçaria e música.

“Essa combinação tem muita história, a começar pelos grandes palhaços do Les Rudi Llata Circus e pelo ilustríssimo Grock, que, de maneira genial e incomparável, executavam números musicais na década de 1950. Por isso, a probabilidade dessa combinação ser um sucesso é bem grande”, destaca Danieli Maimoni, a Palhaça Polenta.

Aliás, de acordo com Thiago Salles, “o destaque do espetáculo é justamente a maneira como o trio consegue unir a música com o circo e a palhaçaria. São todas linguagens muito potentes e, quando trabalhadas em conjunto, podem gerar uma atmosfera de alegria capaz de encantar e divertir públicos das mais variadas idades”, avalia o colaborador artístico.

Ao propor um espetáculo de palhaçaria musical, o trio lança mão de instrumentos convencionais, como guitarra, cavaco, trombone e percussão, em uma mistura com invenções inusitadas e excêntricas, entre as quais “instrumentos reciclados, feitos de cano de PVC, de teclado de computador e de garrafas de plástico”, pontua. Isso tudo, é claro, dentro de gags e esquetes hilárias da tradição do palhaço, que também se somam à virtuose circense do malabarismo.

E qual nota musical RisoShow quer tocar no coração da plateia? Bruno Peruzzi, o Palhaço Tico, responde: “Queremos que o público assista ao espetáculo com encantamento, divirta-se bastante e leve consigo um jeito alegre e esperançoso de ver o mundo”.

O bem-estar do sorrir

Quem assiste ao espetáculo RisoShow também leva para casa um fôlder, escrito de forma didática e objetiva pela psicóloga e psicoterapeuta Beatriz André, que pontua os principais benefícios do riso e do sorrir para o bem-estar emocional do ser humano.

“Quando sorrimos, liberamos endorfina, uma substância conhecida como o hormônio do bem-estar, que é responsável por proporcionar a sensação de conforto, disposição, alegria e, até mesmo, alívio da dor. Sorrir também ajuda a melhorar o humor e a aumentar a autoconfiança, o que, consequentemente, também tem um impacto positivo na autoestima. Dessa forma, sorrir pode reduzir alguns sintomas físicos de ansiedade, depressão e estresse”, conta a psicóloga.

A companhia

Fundada em 2013, a MB Circo nasceu com a proposta de ser um espaço para o encontro de amigos que desejavam pesquisar comicidade, estudar humor circense e, claro, conjugar o verbo palhacear na cena. Após um ano de atividades, a trupe estreou o primeiro espetáculo em grupo: Bandalhaços Show, que contou com a supervisão artística de Lu Lopes, a reconhecida Palhaça Rubra.

Enquanto rodavam por festivais, circuitos, editais e encontros em São Paulo e Minas Gerais, os artistas da MB Circo prepararam Cabaré Cirqu&tal, a segunda montagem, que estreou em 2016. Atualmente, o repertório da companhia é composto por quatro espetáculos: RisoShow, Cabaré Cirqu&tal, MalabaRindo e Vaga Avulsa.

O quê: Espetáculo circense RisoShow, da Companhia MB Circo
Quando: Sábado (4/6), às 20h30
Onde: Coreto da Praça Coronel Olímpio Gonçalves (Praça da Matriz), em Socorro (SP)
Quanto: Entrada gratuita
Acessibilidade: A apresentação contará com Intérprete de Libras.