Pular para o conteúdo

Socorro se destaca na Semana de Agroecologia de Nazaré Paulista

A Prefeitura de Socorro esteve presente na “I Semana de Agroecologia de Nazaré Paulista,” realizada de 4 a 6 de outubro. O evento, organizado pela CATI Regional de Bragança Paulista e Casa de Agricultura /Departamento de Agricultura de Nazaré Paulista, reuniu especialistas em agroecologia de toda a região.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, foi convidado para compartilhar as experiências bem-sucedidas do município em agroecologia. Uma das iniciativas destacadas foi o Programa Vira Adubo, que transforma resíduos orgânicos e restos de poda urbana em composto orgânico. Nos últimos 30 meses, o programa doou mais de 200 toneladas de composto orgânico e 1.650m³ de restos de poda de árvores (MRF) para agricultores locais.

O apoio da Prefeitura às hortas urbanas agroecológicas, que produzem aproximadamente 400kg de alimentos mensalmente, livres de produtos químicos, proporciona renda e segurança alimentar à comunidade.

Socorro também foi reconhecida por suas práticas inovadoras em saneamento rural, beneficiando mais de 300 famílias na primeira fase do projeto e com quase 500 famílias comprometidas em fases subsequentes.

Tiago enfatizou que Socorro se destaca como um exemplo em ações de agroecologia. “O município conta com agricultores orgânicos certificados, feiras de produtores, incluindo uma feira orgânica específica, e uma série de programas de apoio aos produtores, consolidando-se como uma referência”, conclui.

Compartilhe:
Top