Transição agroecológica traz diferenciais para agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e turismo

Desde dezembro de 2022, a partir da assinatura de termo de adesão por produtores rurais da cidade, o Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro aplica o Protocolo de Transição Agroecológica. A fim de ampliar a oferta e consumo de alimentos saudáveis com o uso sustentável dos recursos naturais, o protocolo segue diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).

Alimentos orgânicos são produzidos sem defensivos agrícolas para controle de pragas e doenças; de substâncias reguladoras de crescimento; de transgênicos e de adubos químicos. Além de orgânicos, os alimentos agroecológicos, por sua vez, utilizam um modo de produção diversificado e sustentável.

O diretor de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, Alexandre Moreira, explica que a transição agroecológica estabelece procedimentos para a mudança do modelo convencional para a agricultura de base ecológica. “O protocolo auxilia no levantamento de informações sobre a produção e a propriedade, a fim de criar um plano de ação que direcione a propriedade rumo à agroecologia e à sustentabilidade. O processo busca a mudança de atitudes quanto ao uso dos recursos naturais”, afirma.

De acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), em 2020 o mercado de orgânicos movimentou cerca de R$5,8 bilhões. A estimativa para 2023 é de que o setor supere os R$7 bilhões. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO). O programa estabelece a certificação dos alimentos e propriedades, fontes de financiamento e acompanhamento técnico.

O anúncio ocorreu durante o 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, que busca avaliar, valorizar e divulgar a tradicional bebida produzida no Estado de São Paulo. Participaram do evento, entre outras autoridades, o secretário de Estado da Agricultura, Guilherme Piai; o superintendente do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), Guilherme Campos; e o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Socorro foi representada pelo Diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira, e pela secretária de Turismo, Mônica Sartori.

Mônica comenta que o agro e a tradição rural estão diretamente ligados ao turismo e à identidade de Socorro. “Trabalhamos em conjunto para articular, junto às secretarias de Estado de Agricultura e de Turismo e Viagens, para a valorização dos caminhos rurais de Socorro”.