Turismo apoia setor de aventura para obtenção de certificação

Reunião de trabalho com participação do Sargento Tavares, do Corpo de Bombeiros de Socorro

A cidade de Socorro destaca-se pela qualidade e riqueza do seu turismo, especialmente do turismo de aventura. Recentemente, a cidade foi premiada, pela segunda vez, no Prêmio Top Destinos Turísticos. Esse status apenas é obtido pelo trabalho constante da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Socorro, que oferece apoio técnico a empresas do setor para implementar mais medidas de segurança às atividades de aventura no município.

A caminho do crescimento do setor, Socorro participa do SP Ecoaventura. Executado por Abeta, Sebrae e Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, o projeto capacita e presta assistência técnica aos pequenos negócios do segmento de ecoturismo e turismo de aventura do Estado de São Paulo para a implementação da Norma Técnica ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de aventura – Sistemas de Gestão da Segurança.

O escopo do SP Ecoaventura prevê, de maio a outubro de 2023, consultorias remotas e presenciais, cursos e oficinas técnicas. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Socorro, por sua, vez destacou empresa especializada para auxiliar no cumprimento das diretrizes do programa. São realizadas visitas técnicas e reuniões quinzenais para adequação e acompanhamento dos processos legais e organizacionais em execução.

A secretária de Turismo de Socorro, Mônica Sartori, explica que “a Secretaria apoia na obtenção da certificação ABNT, mas também para que o setor se adeque a regulamentações federais, estaduais e municipais no âmbito da aventura segura. É um processo cíclico: a empresa que torna sua operação mais segura, aumenta sua competitividade, otimiza recursos, minimiza chances de acidentes e gera reputação positiva ao destino”.

Atualmente, as empresas participantes do SP Ecoaventura são: Camptraining Eventos; Rios de Aventura; Mundaka Aventura; Mega Park Turismo de Aventura; Parque de Aventura Monjolinho e ProximaAventura Canoar.