A vacinação contra o Coronavírus (Covid-19) vai continuar para grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), acima de 18 anos e com comorbidades. Também seguem sendo imunizadas pessoas com uma ou mais comorbidades permanentes, definidas pelo Ministério da Saúde, entre 50 e 55 anos, que serão divididos em grupos: 55 e 54 na sexta-feira (14/05); 53 e 52 anos na segunda-feira (17/05); 51 e 50 anos na terça-feira (18/05).
A relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde é a seguinte: doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonare (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial – estágio3; hipertensão arterial – estágio 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (transplantados, pessoas vivendo com HIV, doenças reumáticas em uso de corticoides e pessoas com câncer); anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves); obesidade mórbida e cirrose hepática.
Até a quarta-feira (12/05), haviam sido vacinadas 10.138 pessoas contra o Coronavírus em Socorro, cerca de 24,52% da população, sendo que 5.390 já receberam a segunda dose, totalizando 15.528 aplicações.
Na sexta-feira (07/05), Socorro recebeu 100 doses da CoronaVac/Butantan, para conclusão da vacinação dos professores acima de 47 anos, e 935 da AstraZeneca/Oxford. Na quinta-feira (13/05), mais 1.510 doses de AstraZeneca foram destinadas à Socorro.
Vacinação
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro de Vacinação implantado no espaço do Clube da Melhor Idade, no Centro de Lazer do Trabalhador (atrás do Ginásio Municipal de Esportes).
Familiares de idosos acamados podem solicitar a vacinação domiciliar na unidade de saúde que atende o bairro. Para receber a dose, é necessária a apresentação do CPF, documento com foto, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço no nome da pessoa.